Mazda e Toyota constituem joint-venture

Mazda e Toyota constituem joint-venture

Os dois construtores nipónicos avançam para uma parceria nos EUA onde surge assim a “Mazda Toyota Manufacturing, U.S.A., Inc.”

MazdaToyota000A Mazda Motor Corporation e a Toyota Motor Corporation constituíram, formalmente, a “Mazda Toyota Manufacturing, U.S.A., Inc.” (MTMUS), a sua nova empresa conjunta em regime de joint-venture , apontando para 2021 o arranque da produção de veículos em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama. Desta parceria nasce uma fábrica de montagem de veículos com uma capacidade de produção anual de 300.000 unidades.

PUB

Em termos práticos, a nova fábrica terá uma capacidade de produção de 150.000 unidades de um novo modelo crossover que a Mazda irá comercializar no mercado norte-americano, a somar também a mais 150.000 unidades do Toyota Corolla. Estima-se que as novas instalações venham a criar até 4.000 postos de trabalho, em resultado de um investimento da Toyota e da Mazda neste projecto que ascende a 1.600 milhões de dólares, assumido em partes iguais.

Nas palavras de Masashi Aihara, Director Executivo da Mazda e que assume, também, o cargo de Presidente da MTMUS, existe a esperança de que a fábrica tenha “um significado muito especial para a comunidade local ao longo de muitos anos.”

“Combinando o melhor das nossas culturas em termos tecnológicos e corporativos, a Mazda e a Toyota não irão apenas produzir automóveis de qualidade, vamos também criar uma fábrica em que todos os empregados terão orgulho em trabalhar e, dessa forma, contribuir para um maior desenvolvimento da economia local e da indústria automóvel. Esperamos que os modelos produzidos na nova fábrica venham a enriquecer as vidas dos seus proprietários, tornando-se em algo bem mais significativo do que meros meios de transporte.”

MazdaToyota003

Por seu turno, Hironori Kagohashi, Director Geral Executivo da Toyota e Vice-Presidente Executivo da MTMUS, lembrou que a nova fábrica, que será a 11ª unidade de produção da Toyota nos EUA, “não representa apenas o compromisso permanente da Toyota para com este país, constituindo, também, um factor chave para a melhoria da competitividade industrial da Toyota nos EUA.”

“Estamos empenhados em criar uma fábrica altamente competitiva e em produzir veículos com a melhor qualidade para os nossos clientes, combinando, para o efeito, a elevada experiência de produção da Toyota e da Mazda e alavancando as sinergias da ‘joint-venture’. Com base nesta competitividade, vamos envidar todos os esforços para sermos a melhor fábrica local, contando com todo o carinho da nossa cidade natal.”

Em colaboração com o Estado do Alabama e a cidade de Huntsville, a MTMUS irá brevemente iniciar os trabalhos de preparação dos terrenos para edificação da nova fábrica. A construção propriamente dita está agendada para arrancar em 2019.

MazdaToyota002MazdaToyota001

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.